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8 de janeiro de 2015

A GESTÃO DE PESSOAS DOS MEUS SONHOS



A GESTÃO DE PESSOAS DOS MEUS SONHOS  –  ESTRATÉGIAS PARA O SUCESSO
                                                                  
                                        Mauri Marquardt
 
Debater o tema “Gestão Estratégica de Pessoas” ou “Recursos Humanos”, nos remete ao passado, para que possamos compreender o presente e visualizarmos o futuro de modo que possamos estar melhor preparados a absorver e aceitar as mudanças radicais no mundo empresarial, quando falamos de nossos antigos, atuais e novos colaboradores. Sim, percebemos a miscigenação de valores compreendidos, de forma tão diferente entre gerações diferentes. Como estrategistas, devemos integrar essas gerações de modo que todos se sintam donos, membros de uma equipe que possui objetivos em comum ao qual julgo a auto realização (felicidade) como sendo este objetivo, porém cada um ao seu modo, tempo e crenças diferentes uns dos outros. A área de gestão de pessoas deve estar atenta e preparada para oferecer oportunidades a todos integrantes de uma empresa e despertar interesse aos novos entrantes no mercado, de modo a prendê-los, ou seja, atrair e reter as pessoas e seus conhecimentos para o sucesso da organização. Embora ainda existam grandes entraves, paradigmas a serem quebrados com relação aos valores e visão das empresas, principalmente as empresas familiares, há de se propor e incentivar as mudanças continuamente, mesmo em pequenas doses ou proporções, objetivando o máximo potencial que as pessoas representam em nossas organizações. Então, faz-se necessário:

Investir no continuo aperfeiçoamento profissional, oportunizando e direcionando cada pessoa à sua realização, mas para isso é preciso compreender os desejos e anseios, usar de empatia e questioná-las a respeito de seus sonhos e desejos.

Possuir no sistema de recrutamento, entrevistas menos burocráticas e mais voltadas a compreender o que o candidato espera da empresa. Realizar testes práticos no local de trabalho onde ele também possa fazer uma avaliação da empresa, que lhe permita tomar uma decisão concisa e evitar frustrações e gastos para ambas as partes.

Realizar avaliações de desempenho o máximo de vezes possível para fornecer o feedback e relatar no histórico funcional, posicionando o profissional ao patamar esperado na atribuição de sua função e criando nele um compromisso com o que foi combinado e escrito.

Desenvolver uma gestão participativa, proporcionando e incentivando a liberdade e possibilidade de expressar opiniões e contribuir no desenvolvimento de projetos, inovação e tomada de decisão, para que o profissional sinta-se uma parte do sucesso da organização e assim crie vínculos com a missão, visão e valores.

Revisar a missão, visão e valores da empresa, para que esta venha de encontro com a realidade e alinhe os valores das pessoas com os valores das empresas. O sonho vai muito além, no entanto, atender a estas expectativas gerará um diferencial enorme no comprometimento dos profissionais, sua qualidade de vida, seu sucesso e o da organização.

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